Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

Quem esta no controle?

Tanto valor é dado ao sentimento amoroso que muitas vezes nos cegamos e não vemos que tão sublime sensação tem sua origem, em maioria, no desejo - sinônimo do instinto. Nós: meros animais fortemente movidos por esse instinto, rudimentar, não lapidado, puramente irracional.

Pois sim, nos autodenominamos animais racionais e o somos evidentemente, porém esquecemos que dentro de nós não existe somente o racional. Temos este grande monstro disfarçado em uma pequena carapaça e que é quem, por baixo dos panos, controla de fato a maioria de nossas ações, ainda que não aparentemente, inconscientemente. Tal monstro é sorrateiro e inteligentemente nos deixa acreditar que estamos no controle, usufrui-se de um poderoso artifício presente em nossas mentes: o inconsciente. Esconde-se por trás de tal e de lá realiza seu comando.

Acreditamos que o instinto está latente dentro de nós, sabemos de seu potencial porém achamos que nunca ele irá despertar e se um dia o acontecer suas rédeas estão em nossas mãos; criamos essa mentira e escolhemos por vontade própria acreditar nela, transformamo-la em um dogma: fato indiscutível. Tudo isso apenas para nos reafirmarmos, para provar para nos mesmo que somos superiores e afastar nossa condição dos demais animais, iludindo-nos com essa mentira vestida em ostentosos trajes que carrega a promessa do poder em suas costas, o qual é o maior alvo da cobiça humana.

Negamos essa nossa raiz com a natureza, com se fosse algo que rebaixasse nossa posição de soberanos do mundo, porém não vemos que foi através dela que nossa existência se fez efetiva.

Carol.

2 comentários:

  1. Realmente o instinto está latente dentro de nós, se formos analisar a fundo, qualquer ato cometido se remete ao instinto de sobrevivência, ao irracional, como sua citação do sentimento de amor por outra pessoa, que existe devido a nossa necessidade de encontrar um ser da mesma espécie do sexo oposto pra perpetuarmos nossa espécie; assim como estudamos, pra adquirir conhecimento, tendo conhecimento estamos mais suscetíveis a sobreviver; quando realizamos exercícios físicos, seja qual for a finalidade, obter fortalecimento muscular, ou se adequar a um padrão de beleza, estamos nos submetendo a atitudes instintivas, e se seguirmos essa linha de raciocínio, qualquer que seja nossa intensão em n atividades, estamos buscando essa tal sobrevivência; o fato é que negamos nossa semelhança com outros animais devido também ao nosso instinto, se acreditarmos que somos superiores a eles, talvez possamos nos sentir mais confortáveis, fingindo não ter ciência de que há outros animais tão ''bons'' quanto, ou melhores que nós.

    Espero que tenham sido claros meu argumentos! Esse texto é muito bom, gosto muito da leveza das palavras dos seus textos (muito ao contrário dos meus) e é isso que os torna gostosos de ler! Parabéns cacochina

    ResponderExcluir
  2. Assaz interessante. Meus cumprimentos. www.porquecontinuamoscasadas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu tempo!
Sinta-se a vontade para comentar o que quiser.